Resumo: Neoplasias transmissíveis

14/08/2021 15:19

Na sexta-feira dia 06 de agosto, o GEHisPa recebeu o Médico Veterinário Guilherme Carvalho Serena para apresentar sobre ‘‘Neoplasias transmissíveis’’. Segue um resumo do que foi abordado no encontro.

A transmissibilidade implica na passagem da doença de um indivíduo para outro tanto de forma direta ou indireta (através de fômites e contaminação ambiental). As neoplasias podem ser causadas por carcinógenos (energias e agentes como vírus, bactérias e parasitos) ou ter origem genética,. Em ambos os casos há ocorrência de mutações genéticas em determinados tipos celulares que exacerbam sua multiplicação ou alteram sua habilidade de iniciar a morte celular, e levam a formação da neoplasia. É importante salientar que as neoplasias geradas por carcinógenos ambientais ou infecciosos não dependem do contato com uma célula neoplásica.

Entendidos estes conceitos pode-se dizer que as neoplasias transmissíveis são aquelas em que animais saudáveis entram em contato com uma célula neoplásica que consegue penetrar e invadir os tecidos e então se multiplicar gerando a neoplasia. Sendo assim, o indivíduo contaminado não vai apresentar necessariamente uma mutação genética em suas células.

Para ter acesso a imagens e mais informações da palestra acesse nosso instagram através do link: https://www.instagram.com/p/CSjzn7RLnVO/?utm_medium=copy_link