Resumo: Necropsia na suinocultura
Na sexta-feira dia 2 de julho, o GEHisPa recebeu a graduanda Jennyfer Júlia da Silva Sá para apresentar sobre ‘‘Necropsia na Suinocultura’’. Segue um resumo do que foi abordado no encontro.
A necropsia é uma ferramenta muito importante que auxilia no diagnóstico de enfermidades que acometem o plantel e na tomada de decisão para controle destas uma vez diagnosticadas, ajudando também no acompanhamento sanitário do rebanho.
Para uma boa avaliação, é essencial que o procedimento seja realizado no menor tempo possível após a morte do animal, para evitar alterações cadavéricas que possam atrapalhar a interpretação das lesões.
Uma parte importante da necropsia é a coleta de materiais a serem remetidos ao laboratório. Esta deve ser realizada de forma adequada para se evitar a emissão de laudos inconclusivos. Além disso, os fragmentos coletados devem conter uma área de transição entre tecido sadio e tecido lesionado. Para fixação destes, utiliza-se formol 10%. Caso este não esteja disponível, pode-se refrigerar os órgãos e enviar ao laboratório o mais rápido possível. Jamais se deve congelar as amostras, uma vez que este processo causa artefatos que impossibilitam a avaliação microscópica precisa. O tamanho das amostras deve ser de no máximo 2×2 cm para que sejam adequadamente fixadas e não ocorra autólise. O encéfalo deve ser fixado por inteiro. Se as características macroscópicas sugerirem diferentes lesões, deve-se coletar mais de um fragmento de cada órgão. Adicionalmente, é essencial que se evite a manipulação das amostras antes da fixação, a fim de evitar o surgimento de artefatos. Com relação ao recipiente para armazenamento, as amostras devem ser enviadas em potes plásticos bem vedados e que não apresentem abertura estreita.
Juntamente com o material, deve ser enviado ao laboratório uma requisição com os dados epidemiológicos coletados na anamnese e demais informações dos animais, além da descrição das lesões observadas na necropsia, suspeita clínica, exame requerido e contato.
Para mais informações e imagens acerca do tema, acesse nosso Instagram pelo link https://www.instagram.com/p/CRKZc-RLK29/?utm_source=ig_web_copy_link