Resumo: Atualização sobre o cenário atual da Peste Suína Africana
Na sexta-feira dia 27 de agosto, o GEHisPa recebeu a graduanda Ana Karolina Panneitz para apresentar sobre ‘‘Atualização sobre o cenário atual da Peste Suína Africana”. Segue um resumo do que foi abordado no encontro.
A Peste Suína Africana (PSA) ganhou forte repercussão a partir do ano de 2018 porque ela levou a perda de aproximadamente 60% do rebanho suíno da China, afetando toda a cadeia produtiva do país.
A PSA não possui vacina efetiva e nem tratamento, a mortalidade pode chegar a 100%, características essas que dificultam seu controle. Visto isso é importante a identificação das lesões e sinais dessa doença, principalmente no Brasil e nos rebanhos de subsistência, país considerado livre da doença desde 1984.
O continente sul-americano também é considerado livre, no entanto, o relato de um caso na República Dominicana fez com que acendesse um alerta para a vigilância sanitária.
O Brasil possui diversas medidas de segurança e atua fortemente na prevenção da entrada na doença no país e na agilidade do diagnóstico no caso de suspeitas.
Para mais informações e acesso a imagens confira nosso instagram pelo link https://www.instagram.com/p/CTQQgIcL2XL/?utm_medium=copy_link