Resumo: Tuberculose na inspeção sanitária de bovinos

25/05/2021 23:01

Nesta sexta-feira, 21 de maio, o GEHisPa recebeu a graduanda Andressa Figueiredo para falar sobre o tema Tuberculose na inspeção sanitária de bovinos. Segue um resumo da apresentação.

A tuberculose é uma doença zoonótica, transmitida do animal para o humano, e antropozoonótica, transmitida do humano para os animais, e de notificação obrigatória, causada por bactérias tuberculosas do Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB). Essas bactérias são bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) e possuem parede complexa, espessa e lipídica.

A transmissão acontece entre os bovinos por via respiratória e entérica (leite-terneiros), entre bovinos e outros mamíferos por via respiratória ou através de produtos lácteos crus contaminados, e, entre bovinos e humanos e vice-versa, pela via respiratória e pelo consumo de leite contaminado.

A doença se desenvolve a partir do momento que o sistema do hospedeiro tenta fagocitar a bactéria. Isso ocorre de forma ineficiente levando a indução de resposta inflamatória intensa e que tende a cronicidade, e, predominantemente granulomatosa.

A evolução da doença depende da condição imunológica do animal. Os sinais são variáveis e inespecíficos como tosse, emagrecimento progressivo e diarreia, e diminuição da produtividade, e a doença pode muitas vezes ser subclínica.

Para mais informações e imagens acerca do tema acesse no instagram pelo link https://www.instagram.com/p/CPUETbFHZuf/?utm_medium=copy_link